quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Projeto: Tartaruga Marinha

Turma: 3º anos (B. 302 )
Professor(a): Eliane S. Reinert
Objetivo: Aprender de forma mais prazerosa e estimulante, pesquisando sobre o tema de interesse dos alunos.
Fonte dos estudos: http://projetotamar.org.br/

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Justificativa: Para aprender de uma forma mais prazerosa e estimulante, pesquisando sobre tema que é de interesse do aluno, estudaremos através do  gênero texto informativo, várias disciplinas, inter disciplinando a aprendizagem. 
Em ciências os animais, em história os animais pré-históricos, em geografia o litoral brasileiro e ainda língua portuguesa e matemática. 





Projeto Didático Interdisciplinar “Tartaruga Marinha”.

Gênero Textual: Informativo                                                                                                                   

1. Identificação:
Escola de Ensino Básico Norma Mônica Sabel
Diretor: Juliano
Orientador: Ernesto Hostins
Professora: Eliane Schwartz Reinert
Série: 3º ano - 302


3. Direitos Específicos de Língua Portuguesa
        3.1. Leitura: 
Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Aprender assuntos/temas tratados em textos de gênero informativo lidos pelo professor ou com autonomia.

        3.2. Produção de textos Escritos:
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção; organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba ou com autonomia.
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos, pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e as finalidades.
Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.

        3.3. Oralidade:
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

        3.4. Análise linguística: Apropriação do sistema de escrita alfabética:
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.

        3.5. Análise linguística: Discursividade, textualidade e normatividade:
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares diretas entre letras e fonemas (g/j, d/t).
Saber procurar no dicionário a grafia correta das palavras.
Identificar e fazer uso de letras maiúsculas e minúsculas nos textos produzidos, segundo convenções.
Pontuar textos.
Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo etc...

4.0. Direitos Específicos de Aprendizagem em Naturais Ciências.
        4.1 .    Compreensão conceitual e procedimental da ciência:
Ler e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado.
Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
Aprender a seriar, organizar e a classificar informações.

5.0. Direitos Específicos de História.
         5.1.     Sujeitos históricos:
Articular as vivências dos grupos de convívio locais e regionais atuais, às dos grupos de convívio locais e regionais, do passado.

        5.2 .    Tempos Histórico:
Situar-se com relação ao “ontem”, com relação ao hoje e com relação ao “amanhã”.
    
        5.3.     Fatos Históricos:
Identificar dados sobre a história dos animais pré-históricos.

6.0. Direitos Específicos de Geografia.
        6.1.     Lugar e Território:
Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.
Ler e interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.

7.0. Direitos Específicos de Matemática.
        7.1.     Números e Operações:
Resolver e elaborar problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

        7.2.     Grandezas e Medidas:
Selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida, com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido.
        7.3 Tratamento de Informação:
Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.  
Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.


8.0. Material Necessário: Livros, revistas, jornais, folders, internet, lápis de cor, lápis, borracha, pastinha com grampo para portfólio, xérox, cola, tesoura, caderno, folhas de monobloco, mapas, filmes.

9.0. Tempo estimado: Dois meses.

10.0. Desenvolvimento: 

Levantamento inicial sobre o que conhecem a respeito da tartaruga marinha.
Levantamento do que as crianças entendem como texto informativo.
Apresentação (leitura) de textos informativos em seus suportes (revistas, livros).
Leitura de uma ficha técnica sobre a tartaruga marinha e um quadro de você sabia? 
Interpretação do texto do quadro Você sabia? Escrita de um texto à partir da ficha técnica da tartaruga.
Criação de uma ficha técnica pessoal, usando as letras maiúsculas e minúsculas de acordo com o texto, uma foto ou desenho.
Identificação das características das Odontochelys – 1ª tartaruga pré – histórica – 220 milhões de anos. (Pesquisa na internet)
Identificação das características das Proganochelys – 210 milhões de anos. (pesquisa na internet).
Localização gráfica dos países onde foram encontrados os fósseis das tartarugas pré-históricas. (China, Alemanha e Tailândia). Estudo do mapa mundi.
Análise de figuras de esqueletos de animais. Livro de ciências p. 108.
Vamos saber como um animal é por dentro, observar o que são vértebras. Livro didático, p.108.
Leitura de imagens de alguns esqueletos de animais e responder algumas informações. Livro didático de ciências p. 109.
Classificação dos animais em: Terrestres e Aquáticos, vertebrados ou invertebrados. Vertebrados: mamíferos, peixes, anfíbios, répteis e aves. Livro didático p.112, 113,114,115,116,117,120.
Conhecer espécies vertebradas ameaçadas de extinção, leitura do texto e da tabela. p.121 do livro didático de ciências. Uso do dicionário.
Criar um gráfico com dos vertebrados ameaçados de extinção. Informações do livro didático de ciências p.121.
Refletir através da leitura do texto e da tabela anterior o que o ser humano pode fazer para evitar a extinção dos animais. O que está sendo feito?
Estudo do litoral brasileiro através de mapa. Pintar litoral do mapa do Brasil.
Estudo da pré- história. Assistir na internet o documentário sobre a tartaruga marinha (projeto TAMAR).
Identificar outros animais pré-históricos como os dinossauros. Livros da biblioteca e material fornecido pelas crianças. (livros, catálogos, brinquedos).
Pesquisa altura e peso de alguns animais pré-históricos. Fazer comparação das medidas e pesos encontrados, com medidas e pesos de objetos que fazem parte de nosso cotidiano.
Leitura e interpretação escrita do texto de Ana Maria Machado: Na praia e no luar, tartaruga quer o mar. Uso do dicionário para encontrar significado das palavras destacadas no texto.
Destacar nos textos lidos e fazer uso em suas produções do parágrafo, travessão, vírgulas e pontuações finais, letra maiúscula e minúscula.
Conhecer a idade média dos animais. Tabela fornecida pela professora. (xérox).
Construção de tabela com os animais que vivem mais e os que vivem menos, maiores e menores, peso, etc. 
Leitura do Texto da Veja: Morte nas redes de pesca e um trecho do folder do Projeto TAMAR. Leitura e interpretação oral dos dois textos pequenos. (xérox).
Conhecer o ciclo de vida das tartarugas marinhas. (xérox).
Entrevista com pais ou avós sobre como era em sua época escolar a preocupação com a preservação do meio ambiente? Como eram tratados os animais silvestres?
Identificar espécies de tartarugas que vivem no Brasil. (Pesquisa).
Identificar e sublinhar nos textos alguns adjetivos e atividade sistematizada de completar com o uso do g/ j e do d/t.
Reconhecer quais os estados do Brasil que tem o Projeto TAMAR e suas capitais? (mapa do Brasil).
Construção de gráfico: Qual o animal que vive mais tempo e o que vive menos tempo.
Identificação de características como: revestimentos, locomoção, nascem da barriga ou de ovos. (trabalho com gravuras).
Reconhecer semelhanças e diferenças entre animais.
Identificar quantos ovos uma tartaruga bota em cada desova e criar situações problemas.
Diferenciar peso e tamanho de uma tartaruga e outros animais.
Identificar quantidades de pernas e criar problemas de multiplicação.
Resolução e criação de problemas e operações utilizando as informações recebidas. (No decorrer de todo o projeto).
Revisar oralmente as aprendizagens sobre o projeto TAMAR e as tartarugas marinhas como: alimentação, peso, desova, hábitos, onde vive, tamanho etc., qual o objetivo do projeto TAMAR, onde ele atua, de que forma etc.
Leitura do texto: Belas, Grandes e Solitárias do Dicionário ilustrado de Geologia. Revista Terra. (xérox).
Identificação de adjetivos no texto acima. Formação de novas frases com esses adjetivos.
Texto para completar sobre as características de um texto informativo.
Individualmente os alunos escreverão um texto informativo partindo das informações que eles têm sobre o assunto, usando alguns tópicos, para facilitar à escrita. Poderão interagir com o amigo do lado.
Revisão da escrita e posterior reescrita.

11.0.      Avaliação.


Será feita de acordo com o processo, observando a criatividade, interesse, organização e participação.
Ao final do projeto o aluno deverá ser capaz de realizar:

Preenchimento correto da ficha técnica, leitura de textos, escrita de textos, ortografia, utilização correta das letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, uso correto do g e j, identificação de adjetivos em textos e atividades e principalmente as características do gênero informativo.

Tabelas de classificação de animais terrestres e aquáticos, cartazes com animais vertebrados e invertebrados, trabalho com as característica e classificação de animais. 
Diferenciar os diferentes tipos de animais através de atividades elaboradas pela professora.

Uso correto de mapas, pintura do litoral brasileiro, identificação através do mapa de alguns estados do Brasil e suas capitais.
Localização no mapa dos países onde foram encontrados os fósseis das tartarugas pré-históricas como: China e Alemanha.

Identificar oralmente as características de cada etapa histórica.  

Produção de gráficos, tabelas, elaboração e resolução de problemas, atividade contendo atividades de medidas.

Será elaborado um Portfólio (pastinha com grampo), com todas as atividades e informações que forem sendo feitas e coletadas no decorrer do projeto.


Um comentário:

  1. Parabéns professora Eliane, por sempre fazer a diferença na educação. És uma profissional única! Beijos e muitas saudades de trabalhar contigo Shirlei :).

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