Projeto: Tartaruga Marinha
Turma: 3º anos (B. 302 )Professor(a): Eliane S. Reinert
Objetivo: Aprender de forma mais prazerosa e estimulante, pesquisando sobre o tema de interesse dos alunos.
Fonte dos estudos: http://projetotamar.org.br/
( Clique aqui e leia mais...)
Justificativa: Para aprender de uma forma mais prazerosa e estimulante, pesquisando sobre tema que é de interesse do aluno, estudaremos através do gênero texto informativo, várias disciplinas, inter disciplinando a aprendizagem.
Em ciências os animais, em história os animais pré-históricos, em geografia o litoral brasileiro e ainda língua portuguesa e matemática.
Projeto Didático Interdisciplinar “Tartaruga Marinha”.
Gênero Textual: Informativo
1. Identificação:
Escola de Ensino Básico Norma Mônica Sabel
Diretor: Juliano
Orientador: Ernesto Hostins
Professora: Eliane Schwartz Reinert
Série: 3º ano - 302
3. Direitos Específicos de Língua Portuguesa
3.1. Leitura:
• Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
• Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
• Aprender assuntos/temas tratados em textos de gênero informativo lidos pelo professor ou com autonomia.
3.2. Produção de textos Escritos:
• Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção; organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba ou com autonomia.
• Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos, pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
• Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e as finalidades.
• Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
3.3. Oralidade:
• Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
3.4. Análise linguística: Apropriação do sistema de escrita alfabética:
• Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
3.5. Análise linguística: Discursividade, textualidade e normatividade:
• Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
• Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares diretas entre letras e fonemas (g/j, d/t).
• Saber procurar no dicionário a grafia correta das palavras.
• Identificar e fazer uso de letras maiúsculas e minúsculas nos textos produzidos, segundo convenções.
• Pontuar textos.
• Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo etc...
4.0. Direitos Específicos de Aprendizagem em Naturais Ciências.
4.1 . Compreensão conceitual e procedimental da ciência:
• Ler e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado.
• Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
• Aprender a seriar, organizar e a classificar informações.
5.0. Direitos Específicos de História.
5.1. Sujeitos históricos:
• Articular as vivências dos grupos de convívio locais e regionais atuais, às dos grupos de convívio locais e regionais, do passado.
5.2 . Tempos Histórico:
• Situar-se com relação ao “ontem”, com relação ao hoje e com relação ao “amanhã”.
5.3. Fatos Históricos:
• Identificar dados sobre a história dos animais pré-históricos.
6.0. Direitos Específicos de Geografia.
6.1. Lugar e Território:
• Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.
• Ler e interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
7.0. Direitos Específicos de Matemática.
7.1. Números e Operações:
• Resolver e elaborar problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
7.2. Grandezas e Medidas:
• Selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida, com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido.
7.3 Tratamento de Informação:
• Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
• Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
• Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.
8.0. Material Necessário: Livros, revistas, jornais, folders, internet, lápis de cor, lápis, borracha, pastinha com grampo para portfólio, xérox, cola, tesoura, caderno, folhas de monobloco, mapas, filmes.
9.0. Tempo estimado: Dois meses.
10.0. Desenvolvimento:
• Levantamento inicial sobre o que conhecem a respeito da tartaruga marinha.
• Levantamento do que as crianças entendem como texto informativo.
• Apresentação (leitura) de textos informativos em seus suportes (revistas, livros).
• Leitura de uma ficha técnica sobre a tartaruga marinha e um quadro de você sabia?
• Interpretação do texto do quadro Você sabia? Escrita de um texto à partir da ficha técnica da tartaruga.
• Criação de uma ficha técnica pessoal, usando as letras maiúsculas e minúsculas de acordo com o texto, uma foto ou desenho.
• Identificação das características das Odontochelys – 1ª tartaruga pré – histórica – 220 milhões de anos. (Pesquisa na internet)
• Identificação das características das Proganochelys – 210 milhões de anos. (pesquisa na internet).
• Localização gráfica dos países onde foram encontrados os fósseis das tartarugas pré-históricas. (China, Alemanha e Tailândia). Estudo do mapa mundi.
• Análise de figuras de esqueletos de animais. Livro de ciências p. 108.
• Vamos saber como um animal é por dentro, observar o que são vértebras. Livro didático, p.108.
• Leitura de imagens de alguns esqueletos de animais e responder algumas informações. Livro didático de ciências p. 109.
• Classificação dos animais em: Terrestres e Aquáticos, vertebrados ou invertebrados. Vertebrados: mamíferos, peixes, anfíbios, répteis e aves. Livro didático p.112, 113,114,115,116,117,120.
• Conhecer espécies vertebradas ameaçadas de extinção, leitura do texto e da tabela. p.121 do livro didático de ciências. Uso do dicionário.
• Criar um gráfico com dos vertebrados ameaçados de extinção. Informações do livro didático de ciências p.121.
• Refletir através da leitura do texto e da tabela anterior o que o ser humano pode fazer para evitar a extinção dos animais. O que está sendo feito?
• Estudo do litoral brasileiro através de mapa. Pintar litoral do mapa do Brasil.
• Estudo da pré- história. Assistir na internet o documentário sobre a tartaruga marinha (projeto TAMAR).
• Identificar outros animais pré-históricos como os dinossauros. Livros da biblioteca e material fornecido pelas crianças. (livros, catálogos, brinquedos).
• Pesquisa altura e peso de alguns animais pré-históricos. Fazer comparação das medidas e pesos encontrados, com medidas e pesos de objetos que fazem parte de nosso cotidiano.
• Leitura e interpretação escrita do texto de Ana Maria Machado: Na praia e no luar, tartaruga quer o mar. Uso do dicionário para encontrar significado das palavras destacadas no texto.
• Destacar nos textos lidos e fazer uso em suas produções do parágrafo, travessão, vírgulas e pontuações finais, letra maiúscula e minúscula.
• Conhecer a idade média dos animais. Tabela fornecida pela professora. (xérox).
• Construção de tabela com os animais que vivem mais e os que vivem menos, maiores e menores, peso, etc.
• Leitura do Texto da Veja: Morte nas redes de pesca e um trecho do folder do Projeto TAMAR. Leitura e interpretação oral dos dois textos pequenos. (xérox).
• Conhecer o ciclo de vida das tartarugas marinhas. (xérox).
• Entrevista com pais ou avós sobre como era em sua época escolar a preocupação com a preservação do meio ambiente? Como eram tratados os animais silvestres?
• Identificar espécies de tartarugas que vivem no Brasil. (Pesquisa).
Identificar e sublinhar nos textos alguns adjetivos e atividade sistematizada de completar com o uso do g/ j e do d/t.
• Reconhecer quais os estados do Brasil que tem o Projeto TAMAR e suas capitais? (mapa do Brasil).
• Construção de gráfico: Qual o animal que vive mais tempo e o que vive menos tempo.
• Identificação de características como: revestimentos, locomoção, nascem da barriga ou de ovos. (trabalho com gravuras).
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre animais.
• Identificar quantos ovos uma tartaruga bota em cada desova e criar situações problemas.
• Diferenciar peso e tamanho de uma tartaruga e outros animais.
• Identificar quantidades de pernas e criar problemas de multiplicação.
• Resolução e criação de problemas e operações utilizando as informações recebidas. (No decorrer de todo o projeto).
• Revisar oralmente as aprendizagens sobre o projeto TAMAR e as tartarugas marinhas como: alimentação, peso, desova, hábitos, onde vive, tamanho etc., qual o objetivo do projeto TAMAR, onde ele atua, de que forma etc.
• Leitura do texto: Belas, Grandes e Solitárias do Dicionário ilustrado de Geologia. Revista Terra. (xérox).
• Identificação de adjetivos no texto acima. Formação de novas frases com esses adjetivos.
• Texto para completar sobre as características de um texto informativo.
• Individualmente os alunos escreverão um texto informativo partindo das informações que eles têm sobre o assunto, usando alguns tópicos, para facilitar à escrita. Poderão interagir com o amigo do lado.
• Revisão da escrita e posterior reescrita.
11.0. Avaliação.
• Será feita de acordo com o processo, observando a criatividade, interesse, organização e participação.
Ao final do projeto o aluno deverá ser capaz de realizar:
• Preenchimento correto da ficha técnica, leitura de textos, escrita de textos, ortografia, utilização correta das letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, uso correto do g e j, identificação de adjetivos em textos e atividades e principalmente as características do gênero informativo.
• Tabelas de classificação de animais terrestres e aquáticos, cartazes com animais vertebrados e invertebrados, trabalho com as característica e classificação de animais.
• Diferenciar os diferentes tipos de animais através de atividades elaboradas pela professora.
• Uso correto de mapas, pintura do litoral brasileiro, identificação através do mapa de alguns estados do Brasil e suas capitais.
• Localização no mapa dos países onde foram encontrados os fósseis das tartarugas pré-históricas como: China e Alemanha.
• Identificar oralmente as características de cada etapa histórica.
• Produção de gráficos, tabelas, elaboração e resolução de problemas, atividade contendo atividades de medidas.
• Será elaborado um Portfólio (pastinha com grampo), com todas as atividades e informações que forem sendo feitas e coletadas no decorrer do projeto.
Parabéns professora Eliane, por sempre fazer a diferença na educação. És uma profissional única! Beijos e muitas saudades de trabalhar contigo Shirlei :).
ResponderExcluir