sexta-feira, 16 de agosto de 2013

            Nascida no município de Gaspar SC, na localidade de Margem Esquerda, hoje sendo a rua Luiz Franzói, no dia 21 de Junho de 1948, filha de Pedro Bonifácio Sabel e Maria Helena Sabel. Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade, na Escola Municipal João Pessoa, lá estudou até o 2º ano primário, dando continuidade...
( Clique aqui e leia mais...)
 em seu curso na Escola Honório Miranda. Partindo para o curso Normal Regional ela estudou no Colégio Normal Frei Godofredo, onde realizou somente o primeiro semestre, pois houve a necessidade de deixar dos estudos por motivos de saúde (cirurgia perna esquerda) um problema que progredia gradativamente. Essa primeira cirurgia ocorreu no Hospital Anchieta, na cidade de São Paulo-SP. Aos 19 anos amputou a perna, devido a uma infecção que surgiu após transplante do fêmur. Após a amputação dessa perna, sofreu mais 10 anos, submeteu-se a mais de 55 cirurgias, todas inúteis, pois essa infecção mais conhecida como “Osteomielite”, tomou conta de todo o seu organismo.
            Buscou-se recursos em vários hospitais no pais, contando com a ajuda financeira de muitos Gasparenses e entidades, que segundo contam não mediam esforços para colaborar, não somente com a Norma, mas com toda a família em especial a mãe.
            Durante este período difícil de sua vida, Norma Mônica não se deixou cair no desânimo pelo seu sofrimento, lutou muito, lecionando, dando aula de catequese, pintando, bordando, trabalhando no jornal A GAZETA DO POVO de Curitiba PR, escrevendo suas mensagens. Na rádio Record de São Paulo trabalhou com Hélio de Aguiar. No rádio clube de Blumenau às 18h um horário dedicado aos ouvintes, com o Programa “Pelos caminhos do amor”. Na rádio Difusora com o programa “De alma para alma” e na rádio Clube de Gaspar, sendo hoje a rádio Sentinela do Vale, ela iniciava seu programa com a Ave Maria e pelos caminhos do amor, com grandes lições de amor e otimismo.
            No dia 14 de Janeiro de 1978, no Hospital Santa Isabel em Blumenau - SC, Norma Mônica veio a falecer.
          Em 30 de Novembro de 1984 a escola Norma Mónica Sabel foi 
inaugurada, juntamente com a inauguração da pré escola Tia Ângela. O nome da escola ( Norma Mónica Sabel ) foi escolhido em homenagem à filha de Pedro Bonifácio Sabel, que doou o terreno do educandário para a prefeitura, e pela escritora Norma que era bastante conhecida na comunidade por todos.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui o seu comentário....: