Eleição de Vereador Mirim
QUANDO: Amanhã dia 20/11/2013 acontece a escolha de candidatos a Vereador Mirim ( Programa Vereador Mirim - A escola vai à Câmara ).
OBJETIVO: Com o objetivo de aproximar as escolas da Câmara de Vereadores, em 2001 foi criado esse programa, podendo participar alunos que cursam do 6° ao 8° ano e que completarão 15 anos até o final do mandato. Eles representam diferentes educandários da rede pública e particular de Gaspar na Câmara Mirim.
A E.E.B. Norma Mônica Sabel possui dois candidatos para eleição.
( CLIQUE AQUI, e confira quem são os candidatos da escola ).
Eleição:
No dia da votação, escolha o candidato que tiver as melhores propostas e que melhor representará a sua escola. Depois das eleições, não se esqueça de acompanhar o trabalho do Vereador Mirim que você elegeu e faça suas sugestões, pois eles serão seus representantes no Poder Legislativo. Vamos lá! Participe, faça a democracia, melhore a nossa cidade e lembre-se: a confiança das escolas se encontra aqui!
LUCAS DANIEL BRUNO
SARA GARBIN MENDES
Através do Programa, eles têm a possibilidade de conhecer e experimentar os bastidores da vida público-administrativa. O foco é despertá-los para a importância da participação política, contribuindo para a prática da democracia e da cidadania. Além de envolver as crianças, as escolas, os pais e os professores, o Programa Vereador Mirim é um projeto que ajuda a própria comunidade a conhecer melhor o trabalho dos vereadores, suas atribuições e a dinâmica da política local.
Como funciona o programa
As escolas que tiverem interesse em integrar o Programa devem se inscrever na Câmara de Vereadores. Poderão se candidatar a uma vaga de Vereador Mirim os alunos que cursam do 6° ao 8° ano e que completarão 15 anos até o final do mandato. No momento oportuno, basta se inscrever na secretaria da escola. A campanha dos candidatos fica a cargo de cada aluno e da escola, sendo livre a campanha dentro dos colégios. Após a eleição, os treze eleitos irão escolher os ocupantes dos quatro cargos da Mesa Diretora (Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário). A Mesa Diretora é o órgão que comanda os trabalhos dentro da Câmara Mirim.
Os Vereadores Mirins ficarão no cargo por um ano, obedecendo ao Regimento Interno Mirim. No Regimento, estão previstas as obrigações e os deveres dos jovens legisladores, bem como os procedimentos que serão adotados para a realização das sessões ordinárias.
As sessões ordinárias têm tempo regimental de 45 minutos e acontecem quinzenalmente no plenário da Câmara Municipal. São nas sessões que as propostas dos Vereadores Mirins são discutidas e votadas.
Tipos de proposições que os vereadores podem fazer:
· Projeto de Lei Mirim – texto elaborado com o objetivo de criar uma lei que o Vereador Mirim acredita que deve ser instituída em âmbito municipal.
· Requerimento Mirim – quando o Vereador Mirim faz algum pedido escrito para uma autoridade.
· Moção Mirim – utilizada para homenagear alguém, lembrar uma data importante ou manifestar sua opinião quando não gostou de algo.
· Indicação Mirim – utilizada pelos Vereadores Mirins para sugerir algo para órgãos do Poder Público.
· Emenda Mirim – é uma sugestão de mudança em uma proposição que outro Vereador Mirim fez.
Eleição:
No dia da votação, escolha o candidato que tiver as melhores propostas e que melhor representará a sua escola. Depois das eleições, não se esqueça de acompanhar o trabalho do Vereador Mirim que você elegeu e faça suas sugestões, pois eles serão seus representantes no Poder Legislativo. Vamos lá! Participe, faça a democracia, melhore a nossa cidade e lembre-se: a confiança das escolas se encontra aqui!
Dicas aos candidatos:
Respeite seus adversários, pois eles estão na busca de um objetivo comum, que é o de representar a sua escola. Evite provocar ou aceitar provocações, não fale mal dos outros candidatos nem estrague o material de campanha deles.
Não prometa aquilo que não pode cumprir. O Vereador Mirim é um agente que promove a integração entre o Poder Público e a Escola, buscando melhorar a qualidade de vida e a educação. Nada de fazer promessas que não dependam apenas de sua vontade, por exemplo, construir uma escola. Isso tudo pode ser conquistado, porém demanda muito mais trabalho do que um simples discurso.
Peça ajuda aos seus colegas. Lembre-se de que sozinho ninguém vence uma eleição. Reúna pessoas do seu círculo de amizades e convide-os a fazer parte de sua equipe, sempre alertando para a questão do respeito aos demais candidatos.
Elabore material de campanha, como cartazes e santinhos, e distribua pela escola. Isso é uma maneira de se tornar mais conhecido para os estudantes de outras séries. Cuidado para não sujar o ambiente escolar, isso é prejudicial à imagem do próprio candidato. Como o aluno vai ser um bom Vereador Mirim se ele não dá o exemplo?
Faça um calendário de atividades e visite as salas de aula, sempre sob a permissão de um professor, coordenador ou da direção da escola. Participe das discussões sobre assuntos relacionados à criança e ao adolescente e promova debates entre os candidatos para que os eleitores conheçam as melhores propostas.
Estude assuntos que são prioridade em sua escola ou bairro. Veja quais são os problemas que o educandário enfrenta e se comprometa a ajudar a superar as dificuldades. Esta é a essência de uma campanha bem sucedida: conhecer os problemas e se colocar à disposição para encontrar uma solução. O Vereador Mirim não promete que vai fazer, ele leva ao conhecimento dos órgãos públicos e batalha para que seus anseios sejam atendidos. Geralmente as áreas de saneamento básico, educação, infraestrutura, saúde, meio ambiente e segurança pública são as que demandam mais investimentos.
Respeite a decisão do eleitor. Ele tem o direito de votar em quem quiser.
LEMBRE-SE: Não existe candidato favorito, todos têm chances iguais de vencer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque aqui o seu comentário....: